terça-feira, 9 de setembro de 2008

'Não há provas da existência de óvnis', diz ufólogo

 

Rafael Cury deu palestra no 12º encontro "Diálogo com o Universo".
Palestrante quer que ufologia seja promovida ao status de ciência.

Daniel Haidar
Do G1, em Botucatu

Ufólogo

Rafael Cury vive de palestras sobre óvnis, mas não se considera um ufólatra (Foto: Daniel Haidar/G1)

O ufólogo Rafael Cury, de 43 anos, já perdeu namoradas para se dedicar exclusivamente a pesquisar objetos voadores não identificados, os chamados óvnis. Largou dois cursos universitários quando era jovem e nunca se graduou.

Mas, mesmo com tamanha fixação pelo tema, assume: "Não há provas de existência de óvnis e alienígenas. O que mais temos são indícios", disse Cury, em entrevista ao G1 após dar a palestra "Óvnis: Evidências Incontestáveis" neste sábado(6).

Um dos palestrantes mais aguardados do 12º encontro Diálogo com o Universo, Cury diz ter se sustentado financeiramente por 20 anos só da ufologia, com remuneração por palestras e outras atividades, mas não se considera um "ufólatra" - pessoas que idolatram UFOs (óvnis em inglês), em sua definição pessoal. "Sou fascinado por teorias da conspiração", disse, em um dos momentos da palestra.

Na sua apresentação, Cury criticou seitas ufológicas como os "raelianos", grupo de seguidores de um francês (o autodenominado Rael), que diz ter se tornado um profeta após uma abdução por um óvni.

Cury quis diferenciar esses movimentos ufólatras, nas suas palavras, das suas teorias e seu trabalho. "Eu sou o último do mundo a dizer que está próximo um contato extraterrestre", disse, ao ser questionado por que não se considerava também um ufólatra.

Presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil (ANUB), Cury pede que a Organização das Nações Unidas (ONU) promova a ufologia ao status de ciência. "Sou favorável a uma metodologia de pesquisa", explicou.

Enquanto isso não acontece, continua a coletar fotografias e vídeos como possíveis evidências da aparição de óvnis. Ele pede também a abertura dos arquivos secretos da Aeronáutica de ocorrências no espaço aéreo brasileiro.

Autor: Daniel Haidar.

Fonte: G1 Notícias, link: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL751014-5605,00-NAO+HA+PROVAS+DA+EXISTENCIA+DE+OVNIS+DIZ+UFOLOGO.html