segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Phoenix vê vapor, mas não encontra água em Marte

 

Sonda confirmou a existência de gelo no solo do planeta vermelho, o que já havia sido apontado pela Mars Odyssey
Próximo passo da missão é empurrar sua sonda mais profundamente no solo, com o objetivo de ficar mais perto da camada de gelo

Nasa

Sonda Phoenix realiza testes em Marte; principal meta da missão é conseguir encontrar água
KENNETH CHANG
DO "NEW YORK TIMES"
Depois da grande descoberta, há dois meses, de gelo nas planícies do norte de Marte, cientistas agora estão perplexos em razão de a sonda Phoenix, da Nasa, não encontrar água.
Há alguns anos, a sonda Mars Odyssey mostrou sinais de grandes quantidades de água em forma de gelo, alguns centímetros abaixo da superfície do planeta vermelho. Em julho, a missão de cientistas da Phoenix confirmou que manchas brancas vistas no solo eram realmente gelo.
A estação meteorológica da Phoenix também detectou pequena quantidade de vapor de água na fina atmosfera marciana. E a presença de água deveria mostrar-se em medições elétricas por uma sonda encravada no solo. Exceto pelo fato de Marte não ter colaborado.
"Não estamos vendo nada. Absolutamente nada", disse Aaron Zent, do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, em Moffett Field, na Califórnia (EUA). Na missão, ele lidera a investigação sobre questões relativas à eletrocondutividade.
Na verdade, a primeira medição teve o rendimento esperado. "Um lindo sinal", disse Zent. "Mas nós nunca o vimos novamente." Todas as medições subseqüentes, tomadas em quase todas as horas do dia, indicaram solo seco.
Na Terra, a queda do nível de umidade no ar leva à condensação de orvalho na manhã; em Marte, porque a camada de água sobre as partículas de poeira teria a espessura de apenas um par de moléculas, ela não congelaria na estrutura cristalina de gelo, mas, em vez disso, continuaria mais parecida com um líquido, com moléculas capazes de passar ao longo da superfície dos grãos.
A umidade do ar durante o dia tem que ir para algum lugar à noite, e esse lugar parece quase certo que é o solo. "Tem que ser", disse Zent. "Não há outro lugar para que ela vá. O solo fica chupando-a à noite. Nós certamente esperamos que devemos ser capazes de ver um pouco disso", afirmou.
O pesquisador disse que talvez o sinal foi mais sutil do que era desejado. É possível que a camada de água seja espessa o suficiente para se transformar em gelo, o que não mostraria o comportamento elétrico esperado -fotografias da paisagem mostram congelamento no solo pela manhã.
Ou a camada de água é tão fina que as moléculas se juntam firmemente à sujeira -isso também iria suprimir o sinal elétrico esperado.
O próximo passo da Phoenix é empurrar sua sonda de eletrocondutividade mais profundamente no solo, para ficar mais perto da camada de gelo.
Talvez, então, a Phoenix possa voltar a descobrir água.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1509200801.htm