sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cassini detecta ciclones gigantescos em Saturno

 

Gigantescos ciclones foram detectados pela sonda espacial Cassini nos pólos do planeta Saturno, conhecido pelos grandes anéis que o circundam, informaram cientistas da Nasa à agência EFE. A agência espacial americana explicou em comunicado que essas grandes tempestades têm a mesma característica dos furacões ou tufões que se formam na Terra.

Uma das imensas formações registradas pela sonda espacial nos pólos do segundo maior planeta do Sistema Solar

Nasa/Divulgação  Uma das imensas formações registradas pela sonda espacial nos pólos do segundo maior planeta do Sistema Solar
As novas imagens transmitidas pela Cassini identificaram um gigantesco ciclone no pólo norte parecido com um outro ocorrido no pólo sul do segundo maior planeta do Sistema Solar. Segundo os cientistas, o movimento de rotação da tormenta atingiu 530 km/h, velocidade mais de duas vezes superior a dos furacões que assolam a região norte do continente americano ou dos tufões que castigam a Ásia.
Tufões sem oceanos
A existência dos furacões em Saturno deixou intrigados os pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato (JLP, na sigla em inglês), da Nasa, porque na Terra estes fenômenos extraem sua energia das águas oceânicas quentes. Mesmo não existindo mares para impulsionar o deslocamento polar, as tempestades de Saturno são muito semelhantes às da Terra.
"São ciclones gigantescos, centenas de vezes mais poderosos que os grandes furacões registrados aqui", afirmou Kevin Baines, cientista da Cassini no JPL.
Os pesquisadores especulam que a energia que impulsiona os ciclones do planeta com anéis poderia ter sua origem em enormes tempestades elétricas que ocorrem em nuvens compostas por hidrossulfito de amônio.
A missão Cassini-Huygens, lançada em 15 de outubro de 1997, é uma parceria entre as agências espaciais americana (Nasa), européia (ESA) e italiana (ASI). A sonda chegou a Saturno em julho de 2004 após uma viagem de sete anos.
Fonte: Redação Terra