terça-feira, 11 de novembro de 2008

ESA prepara simulação de missão tripulada em Marte

 ESA/Divulgação

Voluntários viverão dentro de uma instalação desenvolvida especialmente para representar as sensações de uma viagem ao planeta vermelho durante 105 dias

Voluntários viverão dentro de uma instalação desenvolvida especialmente para representar as sensações de uma viagem ao planeta vermelho durante 105 dias

A ESA, a agência espacial européia, prepara um projeto que fará a simulação de uma missão em Marte, com previsão de início para março de 2009. O programa Mars500 tem o objetivo de acumular dados e conhecimentos para uma possível viagem real ao planeta vermelho. As informações são da agência Europa Press.

O Departamento de Vôos Tripulados da ESA e o Instituto Russo de Problemas Biomédicos selecionaram oito candidatos que poderão participar do projeto. Entre eles, um dinamarquês, um sueco, dois alemães, três franceses e um belga, todos com idade entre 28 e 39 anos. Apenas dois serão escolhidos, após análises médicas, para se juntar aos quatro russos que já integram o plano.

Os cientistas querem descobrir os efeitos que a insolação pode criar nos aspectos psicológicos e fisiológicos dos astronautas, como o estresse, a regulação hormonal, o sistema imunológico, a qualidade do sono, o humor e a efetividade dos suplementos dietéticos.

Em comunicado, a ESA informou que a equipe ficará dentro de uma instalação, em Moscou, desenvolvida especialmente para representar as sensações de uma viagem ao planeta vermelho durante 105 dias. No local, os voluntários irão viver, dormir, comer e trabalhar.

Segundo Jennifer Ngo-Anh, responsável pelo projeto, a ESA recebeu cerca de 5,6 mil inscrições. "Depois de uma análise da cabeça aos pés, somos capazes de tomar a decisão final. Escolhemos somente os melhores candidatos", disse à Europa Press.

A atividade é somente a primeira fase do programa Mars500. Na segunda etapa, que deve começar no final de 2009, uma equipe composta por seis voluntários passará 520 dias em uma câmera fechada.

Redação Terra

Fonte:

 http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3320385-EI301,00.html