quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O fenômeno UFO registrado em obras de arte.

Por Fernando Andrade

Sabemos que o artista transmite suas idéias, conhecimentos, e mensagens através da arte, seja na pintura, música, teatro, cinema ou dança. Sabemos também que só a partir do século XIX e XX foi que podemos visualizar imagens captadas por meio de equipamentos eletrônicos capazes de retratar nossa realidade tal como a vemos (câmera fotográfica e de vídeo). Entretanto, em tempos anteriores, séculos III d.C., período histórico que abrange a Idade Média, e séculos XV d.C., ao começo do século XVII d.C., era do Renanscimento, artistas famosos destas épocad como, o artista Carlo Crivelli e Lorenzo Mônaco, se destacaram ao expressar suas emoções, sentimentos, suas histórias e cultura gravados em obras de arte, ou até mesmo pintadas em igrejas, ou em outras construções arquitetônicas.

O interessante e curioso é que, em algumas obras de arte são mostradas figuras que para nós se assemelha muito com discos voadores, como mostra o vídeo ALIEN HISTORY UFO ART. http://www,youtube.com/watch?v=pmWk8ttLX3I&NR (em inglês)

Desde então, a pergunta que a ufologia faz é a seguinte: em certas representações artísticas clássicas, teriam verdadeiros registros da presença de seres de outros planetas?

Veja alguns exemplos:

Começamos mostrando umas das imagens mais polêmicas, "A Madona com Santo Giovanino", pintada no século XV por Domenico Gilardo.

image

Note que bem no fundo da obra, mais exatamente atrás de Maria se observa curiosamente um rapaz avistando um objeto de forma redonda semelhante a um disco voador, ou até mesmo parecido com o famoso dirigível da Goodyear.

image

Outra imagem interessante é o afresco pintado em 1350 d.C., chamado "A Crucificação". Esta obra é encontrada dentro de uma igreja localizada na cidade de Kosovo, Sérvia. Vejam:

image

Vejam que se observam dois objetos parecidos com cometas, ou um meteoro, ou simplesmente bolas de fogo desconhecidas no céus. Entretanto, vendo mais de perto estes objetos, se nota que o objeto se assemelha muito com uma nave espacial sendo pilotada por um ser de origem desconhecida.

image

image

Uma terceria imagem intrigante é a obra "O Batismo de Jesus", pintada em 1710 por Aert Geider. Vejam como é interessante nesta imagem, em que, um objeto de forma arredondada parece iluminar o batismo de Jesus Cristo, como se seres estelares viessem ao seu auxílio. Esta é uma grande questão que a ufologia busca desvendar: os extraterrestes que visitam a terra, estariam aqui para cumprir uma missão divina?

image

Outra imagem em que um objeto arredondado aparece lançando um feixe de luz é visto na obra "Anunciação", de Carlo Crivelli, pintada em 1486.

image

image

O que será que Carlo Crivelli queria representar ao pintar este círculo no céu atirando um raio luminoso sobre a mulher. Para os ufólogos, esta figura representa uma evidência do fenômeno OVNI presenciado no século XV. Para outros críticos, a representação do objeto circular trata-se simplesmente de um sinal divino anunciando a chegada de anjos entre as nuvens. Parece que muitos ufólogos, entre outros simpatizantes do fenômeno OVNI enxergam os anjos como seres extraterrestes vindos para nos auxiliar, enquanto que para outros críticos, principalmente pessoas ligadas à religião, estas figuras não são mais do que anjos protetores.

Seja o que for, outra curiosidade raríssima observada nos tempos modernos são as nuvens em formato de discos voadores. Vejam a foto.

image

image

Há também vídeos que mostram esses OVNIS entre nuvens.

image

Vídeo: UFO – Capilla del Monte, Argentina.
http://esnips.com/doc/8745de80-1897-4fcc-b500-395b45a42bbb/UFO---Jul-1997-Capilla-del-Monte,-Angetina.wmv

Vídeo: OVNI UFO ET Ships in Ronda (Málaga) Spain - PART 1
http://www.youtube.com/watch?v=VC-Ff-F52MQ&mode=related&search=

Vídeo: OVNI UFO ET Ships in Ronda (Málaga) Spain - PART 2
http://www.youtube.com/watch?v=DNqdlFmpAwA&mode=related&search=

Vídeo: OVNI UFO ET Ships in Ronda (Málaga) Spain - Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=w0w03K_DK7A&mode=related&search=

Voltando para as obras de Arte, vejam que interessante esta obra chinesa antiga retirada de um livro chamado "Illustrated Survey of Weird Countries", de 1400.

image

Mais um objeto voador desenhado, que parece estar sobrevoando entre nuvens, ou simplesmente jogando fumaças para o ar. Este livro faz uma citação interessante desta imagem, dizendo que as pessoas poderiam fazer carros voadores que viajavam ao alcance de outros lugares longínquos.

Estas outras imagens datam do século XII, encontramos num manuscrito francês chamado "Annales Laurissenses", que fala sobre eventos históricos e religiosos.

image

image

Vejam que nas duas imagens as duas pessoas desenhadas parece surpresas ao verem os objetos luminosos avistados no céu.

Em cavernas também são muito comuns de se observar imagens que retratam a presença de UFOs, como estas:

image

Vejam também estas imagens. Seriam puras coincidências, ou de fato havia contatos entre os seres humanos com seres estelares?

image

Figuras que representam astronautas desenhadas em cavernas ou esculpida por povos antigos.

image

image

Contatos de terceiro grau desenhados nas paredes ou montadas na tela de cinema. Seria uma mensagem dizendo que o futuro nos reserva um possível contato com seres de outros planetas?

image

image

Fonte: CUBBrasil