sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Estudo aponta possibilidade de vida em lua de Júpiter

Um estudo divulgado pela Universidade de Washington vem em contrapartida à idéia de que os oceanos escondidos de Europa, umas das luas de Júpiter, são calmos.

Robert Tyler, oceanógrafo da Universidade utilizou simulações de computadores para mostrar que os efeitos de Júpiter em sua lua Europa podem sim, funcionar de um modo diferente.

A força do planeta é tão intensa que pela simulação poderia gerar ondas planetárias enormes nos oceano, presos sob o gelo, ao invés de apenas pressionar as partes sólidas da lua.

Essas ondas poderiam ser os veículos primários de distribuição de energia, como calor, ao longo da lua. O novo estudo reforça a hipótese de um maior potencial para a existência de vida.

"De repente, toda a nossa concepção se volta para oceanos energéticos que se movimentam sob o gelo", disse Tyler. "Considero o caso específico de Europa, mas os resultados gerais se aplicam igualmente a outras luas com possíveis oceanos”, completou.

Tyler é o primeiro a sugerir que Europa, como a Terra, pode dissipar a maior parte das pressões de marés em ondas oceânicas.

Fonte:

http://www.apolo11.com/notasenoticias.php?posic=dat_20081226-173836.inc