segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Imagem do dia - NASA

image

O dobro do Rubble
Este artista mostra o mais próximo do conceito conhecido para o nosso próprio sistema planetário - Epsilon Eridani. Observações do Telescópio Espacial Spitzer da NASA mostram que hospeda o sistema de dois cinturões de asteróides, além de planetas previamente identificados, e um candidato a cometa no anel exterior. Epsilon Eridani está localizada a aproximadamente 10 anos-luz de distância da constelação Eridanus e é visível no céu noturno a olho nu.
Os astrônomos pensam que cada um dos asteróides nos cinturões de Epsilon Eridani poderia ter um planeta orbitando só fora dele, pastoreando seus escombros rochosos em um anel da mesma forma que ajuda a manter Júpiter e o cinturão de asteróides confinados. O planeta perto do cinturão interior foi previamente identificado em 2000 por intermédio da velocidade radial, ou "balançar da estrela", técnica, enquanto que o planeta estava perto do cinturão, deduzida o exterior do Spitzer, quando descobriu o cinturão.
O cinturão interior orbita a uma distância de cerca de 3 unidades astronómicas da sua estrela - ou aproximadamente a mesma posição do cinturão de asteróides no nosso próprio sistema solar. Uma unidade astronómica é a distância entre a Terra e o nosso sol. O segundo asteróide do cinturão reside a cerca de 20 unidades astronômicas da estrela, ou um cargo equivalente ao Urano em nosso sistema solar. O anel exterior, orbita cometas de 35 a 90 unidades astronômicas da estrela, o nosso sistema solar é análogo Cinturão Kuiper estendo-se a cerca de 30 a 50 unidades astronômicas do sol.

Fonte: NASA

Tradução: Marcos Ancillotti