quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

NASA detecta som misterioso de explosão em espaço profundo; de origem desconhecida.

image A NASA detectou um som no espaço profundo que desafia crenças ou qualquer explicação. Eles não têm a mínima ideia sobre a origem do som, diz Alan Kogut do Centro Espacial Goddard, nos EUA.

Segundo o cientista, em vez de receberem um sinal fraco como esperavam, eles ouviram um som de uma explosão seis vezes mais alto que qualquer previsão.

De acordo com a NASA “a fonte deste ruído de rádio de fundo permanece um mistério”. Não veio de estrelas primordiais, não é de nenhuma fonte de rádio conhecida e na realidade, o problema aqui é “não há galáxias de rádio (como quasares, por exemplo) suficientes que expliquem o sinal”.

Por outras palavras não há nada no nosso conhecimentos sobre o cosmos que seja capaz de produzir este som.

Segundo a Universidade de Maryland, nos EUA, para se formar este tipo de sinal “era necessário juntar todas as galáxias de rádio do universo como sardinhas e não haveria nenhum espaço entre elas”. Estes também não sabem de onde veio este som misterioso.

O som foi detectado pela ARCADE, uma sonda carregada por um balão que é arrefecida quase ao zero absoluto. O instrumento em si fica dentro de um tanque com quase 2 mil litros de hélio líquido para chegar a esta temperatura, que é a mesma temperatura a radiação de microondas de fundo.

image

Fonte: http://hypescience.com