domingo, 8 de março de 2009

Bilionário investe na pesquisa de OVNs

bigelow

“MUFON deve receber grande patrocínio de bilionário. O investidor bilionário Roberto Bigelow de Las Vegas, Nevada, está agora apostando seu dinheiro na MUFON [Mutual UFO Network] para descobrir novos conhecimentos valiosos sobre sistemas de propulsão alienígenas.
Bigelow, que é conhecido por já ter investido milhões de dólares patrocinando pesquisas OVNI sérias, acaba de concretizar um acordo com a MUFON onde deve fornecer à organização tudo de que precise para sair por aí e coletar a evidência sólida, não apenas para documentar a realidade dos OVNIs interagindo conosco mas, mais importante, acumular o tipo de informação que verdadeiramente permita avançar na compreensão científica deste fenômeno”.
The Examiner:
MUFON to receive major funding from billionaire backer

O acordo significa remuneração aos investigadores da MUFON, promovendo o treinamento e qualificação de uma “esquipe especial de resposta rápida de investigadores de campo” que poderia estar na cena de um grande evento OVNI em menos de 24 horas. Bigelow também teria contratado 50 cientistas para oferecer consultoria à MUFON e trabalhar na análise laboratorial dos materiais coletados. A iniciativa começou neste 1 de março, e é intitulada SIP – Star Impact Project, ou “Projeto Impacto Estelar”.

Se você aprecia a ufologia e anseia por provas, essas notícias devem soar muito bem. Sem querer jogar água fria em tais expectativas, devemos contudo complementar a notícia com algumas informações não tão animadoras.

Bigelow, que fez sua fortuna no ramo imobiliário e acredita firmemente que OVNIs sejam espaçonaves alienígenas, realmente é conhecido por já ter investido recursos na investigação de casos paranormais. Casos OVNI principalmente.

Foram muitos milhões de dólares direcionados a iniciativas como o NIDS, há quase vinte anos, que falharam em produzir quaisquer provas extraordinárias. Pior do que isso é como vários dos projetos de pesquisa patrocinados por Bigelow tiveram a evidência coletada reservada. Não foram divulgados ou partilhados.

Garraextraterrestre Um caso bem ilustrativo é comentado por Luis Ruiz Noguez, em espanhol, em “Extraterrestres Babosos”. Uma família supostamente assediada por extraterrestres na Califórnia, com todo o pacote indo de luzes voadoras, ruídos, interferências elétricas e ferimentos corporais era o alvo da pesquisa. Detalhe: os extraterrestres, criaturas, ou o que fossem, aparentemente entravam e saíam da casa pelo closet no quarto dos pais da família. Os investigadores tomaram isto tudo muito a sério. E quando algo estranho parecido com uma garra surgiu por lá, a empolgação deve ter sido grande. Você a confere ao lado.

Análises laboratoriais de diversos tipos, sem medir custos, foram conduzidas. Apenas elas consumiram dezenas de milhares de dólares, e levaram mesmo a aperfeiçoamentos em algumas técnicas de análise genética. Soem os tambores, porque depois de um ano de esforços e investimento, com tais novas técnicas de análise chegaram a um resultado.

E a garra alienígena era uma lesma seca, de uma espécie comum da Califórnia.

lesmabigelow

Noguez sugere que tudo leva a crer que a “evidência extraterrestre” foi plantada pelos donos da casa. De fato, se já é pouco provável que uma lesma consiga adentrar dentro do closet de uma casa, é ainda menos provável que ela ressecasse significativamente sem que tivesse sido notada antes. “Apesar de tudo, os membros do NIDS continuam investigando os fenômenos anômalos relatados pela família californiana”, comenta Noguez. O relatório do próprio NIDS, em inglês, é uma leitura interessante: A Cautionary Tale - DNA Analysis of Alleged Extraterrestrial Biological Material: Anatomy of a Molecular Forensic Investigation (PDF).

Bigelow investe seu dinheiro no que melhor lhe convier. Além do paranormal, o bilionário também aposta na exploração espacial, e em particular, na idéia promissora de hotéis espaciais infláveis. Enquanto alguns bilionários investem em extravagâncias fúteis como super-iates ou mansões excêntricas, as extravagâncias de Bob Bigelow são mesmo louváveis. Em particular, sua confiança e investimento obstinado em métodos e especialistas científicos na busca de provas objetivas para suas crenças pessoais é sem dúvida merecedora de aplausos. Ainda que misture alguns não tão científicos.

E ainda que todo o investimento tenha falhado em produzir os resultados extraordinários que o próprio bilionário vem buscando há décadas, ele sim chegou a resultados relevantes. Porque, cientificamente, mesmo resultados negativos são resultados relevantes.

E é assim que, pensamos, este anúncio de um renovado investimento de Bob Bigelow na ufologia através da MUFON pode ser colocado em perspectiva. Talvez não traga as provas que tantos desejam, talvez não seja o mais eficaz investimento no avanço do conhecimento científico em tais temas – alguns diriam que simples análise crítica sensata teria evitado investir tantos recursos em uma lesma –, mas é bem provável que como os investimentos anteriores, produza alguns resultados interessantes e… bem, é possível que Bigelow concretize seu sonho dourado e saúde a humanidade com a prova definitiva do contato com extraterrestres.

Seja como for, é seu próprio dinheiro.

Fonte: www.ceticismoaberto.com