domingo, 12 de abril de 2009

Os arquivos secretos sobre óvnis

O governo britânico libera os depoimentos de pessoas que dizem ter testemunhado a aparição de seres extraterrestres
Luciana Sgarbi

INEXPLICÁVEL Misteriosos desenhos que apareceram nas zonas agrárias da Inglaterra intrigam o Ministério da Defesa

Há muitos mistérios que rondam os céus da Grã-Bretanha." A frase, categórica, soa shakespeariana, ainda mais porque foi dita por uma alta autoridade do Reino Unido, a ministra da Defesa e Segurança Internacional, Ann Taylor. William Shakespeare, o dramaturgo inglês, escreveu a imortal: "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia." Pois bem, coloque-se a ciência no lugar da filosofia e temos com exatidão a qual mistério a ministra Ann se referiu: há possíveis objetos voadores não identificados (óvnis) rondando o céu inglês. Foi com essa declaração que ela anunciou na semana passada a tão aguardada liberação de parte dos arquivos secretos do governo que guardam relatos e desenhos, todos com a chancela confidencial, sobre a suposta aparição de óvnis na Grã-Bretanha. Trata-se de um calhamaço com resultados de investigações e interrogatórios feitos em diversas cidades com pessoas (nomes omitidos) que disseram ter testemunhado a presença de seres extraterrestres.

Em meio a 1,2 mil casos classificados como "sem explicação", um dos mais investigados envolveu um avião da Alitalia. O relatório conta que o avião estava pronto para pousar no Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres, quando na torre de controle se ouviu o piloto gritando: "Olha isso, olha isso." O comandante da aeronave perguntava à base o que era "aquilo" que passou a cerca de 300 metros do avião. Segundo ele, o objeto se assemelhava a um míssil brilhante, "rasgou o céu" e desviou no instante derradeiro. Igualmente impactantes, há documentos atestando que caças americanos, devidamente autorizados, dispararam contra possíveis discos voadores que estariam sobrevoando o Reino Unido. Em 1981, a polícia britânica foi acionada por "testemunha muito nervosa" que relatava ter visto um disco brilhante pairando sobre a ponte de Waterloo, em pleno centro de Londres. Os detalhes de cada papel que agora sai do arquivo apontam, sobretudo, para a preocupação do governo britânico com a segurança interna. Desde 1950 o Ministério da Defesa registrou cerca de 11 mil casos de eventuais aparições. Uma grande parte deles foi descartada porque se comprovou tratar de queima de lixo espacial e até de estranhas formações de nuvens. "Mas um fato é inegável", diz a ministra Ann Taylor. "Há mais de mil relatos que perduram sem explicação."

RELATÓRIO Os desenhos indicam como teria sido o ataque de caças a possíveis discos voadores. Nos documentos confidenciais, as testemunhas relatam em detalhes suas experiências com eventuais seres extraterrestres

O suposto contato direto do homem com extraterrestres também é relatado em inúmeras páginas. Um dos documentos traz o depoimento de um homem de 78 anos que contou ter conhecido ETs no condado de Hampshire em 1983: "Entrei na nave, me fizeram perguntas e ao saberem a minha idade me deixaram partir." Segundo ele, teriam lhe dito: "É velho demais para o que precisamos." A documentação ressalta que anualmente 300 objetos voadores não identificados sobrevoam a Escócia e especialistas em ufologia atribuem isso às extensas áreas remotas do país. Entre as muitas histórias, poucas fascinam tanto quanto os agroglifos, ou seja, desenhos feitos enigmaticamente com o uso de algum tipo desconhecido de tecnologia em áreas cultivadas com cereais e pastagens naturais. "Esses desenhos representam mais um capítulo no extenso livro das coisas ditas inexplicáveis", diz o ufólogo brasileiro Ademar Gevaerd.

FOTOS: AFP - DIVULGAÇÃO

Fonte: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2057/artigo131261-1.htm