quarta-feira, 13 de maio de 2009

Robô Spirit está atolado em Marte, afirma Nasa

12 de maio de 2009

Foto: Nasa

O pequeno robô Spirit, que explora Marte há cinco anos junto com seu gêmeo Opportunity, está atolado há várias semanas na areia do planeta vermelho, sem que os cientistas da Nasa consigam retirá-lo.

"É um problema grave", destacou John Callas, diretor do programa dos robôs Spirit e Opportunity no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, em Pasadena (Califórnia, oeste).

"O Spirit se encontra em uma situação muito difícil. Procedemos com método e precaução, mas poderemos levar semanas para conseguir movimentá-lo novamente", acrescentou, citado por um comunicado da agência espacial norte-americana.

De qualquer forma, "aproveitamos para aprender mais, graças aos instrumentos científicos do robô, sobre as propriedades físicas do solo marciano que nos causa todos estes problemas", ressaltou Callas.

O Spirit chegou ao planeta vermelho no dia 4 de janeiro de 2004 para uma missão inicial prevista para apenas três meses, e foi seguido três semanas mais tarde por seu gêmeo Opportunity.

Os robôs permitiram a obtenção indicações valiosas sobre traços de água na superfície de Marte que talvez tenham permitido em algum momento a existência de formas de vida, graças a centenas de milhares de imagens de uma precisão sem precedentes.

AFP

Foto: NASA

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/