segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um voo sobre as misteriosas linhas de Nazca

No cálido deserto de Nazca, no Peru, conheça um dos maiores enigmas arqueológicos da humanidade

Aline Marcelino

Espalhadas por uma superfície de cerca de 500 km² pelo deserto de Pampa Colorada, no sul do Peru, as Linhas de Nazca são um conjunto de gigantescos geóglifos, figuras de centenas de metros de comprimento cravadas no solo.
Criados pelo povo nazca entre 300 a.C e 800 d.C, são pelo menos 70 desenhos de animais e plantas - como macacos, beija-flores e lagartos -, 800 linhas retas e 300 figuras geométricas
.

As impressionantes linhas foram eleitas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO
Foto: PromPeru
A verdadeira origem das linhas e figuras de Naszca é desconhecida, ninguém sabe ao certo quem construiu e por que. Há quem diga que as linhas eram um aeroporto de naves espacias e outros obra de ETs.
A melhor forma de ver as linhas é um voo pela região. Sobrevoar as Linhas de Nazca exige alguns cuidados: é recomendável não ingerir alimentos nem bebidas alcoólicas horas antes da decolagem, já que alguns enjoam com as manobras.
Outra dica é optar pelas aeronaves que partem no início da manhã, período que o vento sopra mais leve no deserto.
Para quem não quiser encarar o avião, há um tour que vai até um mirante instalado nos arredores da cidade. Do alto da torre de 12 metros dá para observar algumas das famosas linhas, além de figuras geométricas e traçados retos milenares.
É possível voar para Nazca a partir de Lima, Ica, Chincha ou Pisco. Para ir por terra, siga a Southern Pan American Highway em ônibus turísticos que partem de Lima (443 quilômetros), Pisco (205 quilômetros) ou Ica (130 quilômetros).

Fonte: http://grupoviagem.uol.com.br/