segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Isto é um meteorito marciano?

Tradução: Marcos Ancillotti – Mundo UFO

De Jose Manuel Nieves em 02/08/09

image

Observe bem estas imagens. Ao mesmo tempo em que você observa, um grupo de investigadores do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory - JPL) da NASA, está estudando também com a máxima atenção para averiguar se a rocha que nelas aparece, é ou não, um meteorito captado pelo Opportunity, um dos rover (o outro é o Spirit) que a mais de quatro anos percorrem a poeirenta superfície de Marte.

As fotografias foram tiradas no dia 28 de julho, pelas câmeras do veículo norte americano. A rocha, já batizada de “Block Island”, chama a atenção ao aparecer sozinha numa zona plana e arenosa. Tem uns 60 cm de largura e, segundo os primeiros dados, poderia se tratar de um meteorito.

Os técnicos do JPL viram pela primeira vez a pedra no dia 18 de julho, justamente na direção contrária a que estava conduzindo o rover. Fizeram o veículo dar a volta e percorreram os 250 metros que separavam dela, para observá-la melhor.

O passo seguinte será analisá-la com o espectrômetro de partículas alfa do Opportunity, para obter sua composição e determinar se realmente se trata de um meteorito. Coisa que saberemos nos próximos dias.

Nada mal para um veículo que deveria durar apenas uns meses e que já está a caminho de completar cinco anos ininterruptos de périplo marciano.

image

image

image

image 

image

image

Fonte:http://www.abc.es/blogs/nieves/public/post/es-esto-un-meteorito-marciano-1540.asp