quarta-feira, 30 de setembro de 2009

China completa mapa de mais alta resolução da superfície lunar

 Planisfério lunar tem três quilômetros por píxel de resolução.
Em 2008 a China havia divulgado versão mais limitada do mapa.

Da EFE

reprodução/Reprodução

Mapa 3D da Lua; Chang'e-1 foi lançada em outubro de 2007 (Crédito: CNSA-1/Xinhua)

Especialistas chineses anunciaram a conclusão do mapa de mais alta resolução da Lua, cobrindo toda a superfície do satélite e elaborado com as imagens tomadas pela primeira sonda lunar chinesa, Chang'e-1, informou nesta terça-feira (29) a agência oficial Xinhua. A Chang'e-1 foi lançada em outubro de 2007.

O mapa será utilizado pelos especialistas do país asiático para estudar as leis de formação geológica da superfície lunar e sua evolução.

O mapa "fixa as bases para o estabelecimento de futuros projetos científicos" da China na Lua, destacou o acadêmico Liu Xianlin, chefe da equipe de especialistas que realizou o trabalho cartográfico.

A sonda lunar consolidou mais de nove milhões de unidades de informação, com as quais os especialistas elaboraram um planisfério lunar de três quilômetros por píxel de resolução.

O programa espacial lunar da China se prepara para sua segunda fase, que inclui a colocação de um veículo na Lua para recolher amostras de solo e pedras.

Em 2008, a CNSA, a agência espacial chinesa, já havia divulgado o mapa da Lua abaixo:

Foto: CNSA

Mapa de 2008 (Crédito: CNSA)

Fonte:

 http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1322820-5603,00-CHINA+COMPLETA+MAPA+DE+MAIS+ALTA+RESOLUCAO+DA+SUPERFICIE+LUNAR.html