domingo, 14 de março de 2010

Jatos de partículas de gelo são observados em Saturno

Jatos, Tiger Stripes, todos Foto: Nasa/Divulgação

As "Tiger Stripes" são jatos formados por partículas de gelo, vapor de água e compostos orgânicos
Foto: Nasa/Divulgação

A agência espacial americana, Nasa, apresentou nesta sexta-feira a imagem das famosas "Tiger Stripes", ou listras de tigre, próximas ao pólo sul de Enceladus, uma das luas de Saturno. As "Tiger Stripes" são jatos formados por partículas de gelo, vapor de água e compostos orgânicos.

A imagem é o resultado da sobreposição de duas imagens em alta resolução capturadas por uma câmera de ângulo fechado durante um vôo da sonda Cassini por Enceladus, em 21 de novembro de 2009. As imagens das "Tiger Stripes" permitirão que os cientistas estudem sua ação.

A sonda Cassini-Huygens é parte de um projeto da Agência Espacial Européia (ESA) e da Nasa para estudar Saturno e as suas luas em uma missão espacial não tripulada. A nave é formada por dois elementos principais: a Cassini orbiter e a sonda Huygens. Ela foi lançada em 15 de Outubro de 1997 e entrou na órbita de Saturno em 1° de julho de 2004. É a primeira sonda a orbitar Saturno.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4316256-EI301,00-Jatos+de+particulas+de+gelo+sao+observados+em+Saturno.html