quarta-feira, 24 de março de 2010

Nasa divulga imagem de cratera gigante de gelo em Marte

 Imagem mostra terras e paredões de Mojave, uma gigantesca cratera do planeta Marte Foto: Nasa/Divulgação

Imagem mostra terras e paredões de Mojave, uma das gigantescas crateras de Martes
Foto: Nasa/Divulgação

A Nasa, agência espacial americana, divulgou uma imagem em seu site com uma paisagem "apocalíptica" de gelo que mostra como poderia ficar a Terra no caso de um grande desastre climático acontecer. No entanto, a foto trata-se de uma porção de terras e paredões de Mojave, uma gigantesca cratera do planeta Marte.

A fotografia veiculada pela Nasa registra um aregião com cerca de 60 km de diâmetro. A observação oferece aos cientistas a ideia do que é uma enorme cratera marciana, já que este buraco é muito recente (tem cerca de 10 milhões de anos) e menos afetado pela erosão e outros processos geológicos.

De acordo com os astrônomos, o princípio do clima em Marte poderia ter sido fortemente influenciado pelo intenso bombardeio de meteoritos há 3,9 bilhões de anos. Para alguns estudiosos, os impactos neste setor de Marte poderiam ter desencadeado que a água do gelo percorresse o subsolo através da superfície, se condensando em forma de chuva ou neve durante um breve perído de tempo.

Com informações do Terra Chile

Fonte: http://br.mc1108.mail.yahoo.com/mc/showFolder?fid=Inbox&order=down&tt=9057&pSize=25&.rand=45975067#_pg=compose&&.rand=1538008235&clean&.jsrand=3892235