quarta-feira, 17 de março de 2010

Sonda da ESA fotografa filamentos de poeira na Via Láctea

Os filamentos de poeira estão ligados à linha horizontal sob a cor
 rosa na parte inferior da imagem enviada pela sonda Planck Foto: 
ESO/Divulgação

Os filamentos de poeira estão ligados à linha horizontal sob a cor rosa na parte inferior da imagem enviada pela sonda Planck
Foto: ESO/Divulgação

A ESA, agência espacial européia, divulgou nesta quarta-feira a imagem de grandes filamentos de poeira cósmica presentes através da Via Láctea, a galáxia da Terra. A estrutura filamentosa foi fotografada pelo satélite espacial Planck a cerca de 500 anos-luz do Sol.

Segundo os cientistas, a análise aprofundada dessas estruturas poderiam ajudar a determinar as forças que moldam a Via Láctea e estimulam a formação de novas estrelas. A sonda Planck foi lançada com a missão de estudar os maiores mistérios da cosmologia como a origem do universo e das galáxias.

Os filamentos de poeira estão ligados à linha horizontal sob a cor rosa na parte inferior da imagem. Naquele local, a emissão de pó cósmico percorre distâncias maiores vindo do disco da Via Láctea.

A temperatura na região onde está a linha horizontal rosada é de algumas dezenas de graus acima do zero absoluto, enquanto o frio predomina nas zonas em que as cores são mais escuras, atingindo até -261°C. A poeira cósmica, ou matéria interestelar, é um conjunto de matéria e de radiação que preenche o espaço interestelar e sua origem ainda não é bem entendida pelos astrônomos.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia