sexta-feira, 18 de março de 2011

A Maior Lua Cheia depois 19 anos fará a sua noite mais brilhante, mais romântica do que o habitual

Em 19 de março, a lua estará mais perto  e, portanto, a maior em duas décadas.

Em 19 de março, a Lua estará mais próxima da Terra, desde 1992. A lua cheia que vai aparecer a noite cerca de 14 por cento maior e significativamente mais brilhante que o habitual, mas, apesar do brilho, a Super Lua tem um lado escuro. Super Luas têm sido associados as maciças catástrofes naturais no passado de terremotos a enchentes, mas essa conexão é geralmente citado pelos astrólogos. Os astrônomos e cientistas, dizem que uma catástrofe é improvável.

O dia 19 de março será o perigeu lunar do ano, é o ponto em que da órbita da lua estará mais próxima da Terra. É a órbita elíptica da lua que é responsável pelas diferenças na distância entre a Lua e a Terra (o oposto, o ponto em que a Lua está mais distante da Terra, é chamado de apogeu lunar). O mês do perigeu vai deixar a lua cerca de 8 por cento mais perto da Terra do que o habitual, e cerca de 2 por cento perto da Terra do que o perigeu lunar médio diz Steve Owens na Dark Sky Diary. Na verdade, ela vai ter o posicionamento mais próximo desde 1992.

As Super Luas coincidiram com as catástrofes naturais da Indonésia, no terremoto de 2005, e as enchentes da Austrália em 1954, mas os cientistas observam que estas catástrofes são independentes. John Bellini, geofísico em Pesquisa Geológica dos EUA disse: "Vários estudos têm sido feitos sobre esse tipo de coisa por cientistas da USGS e outros. Eles não encontraram nada de significativo em todos os eventos." A maré vai ser um pouco maior, mas os terremotos são quase totalmente isentos e os vulcões não são susceptíveis de apresentar um comportamento incomum. João Vidal, um sismólogo da Universidade de Washington em Seattle, disse: "Em termos práticos, você nunca vai ver qualquer efeito do perigeu lunar. O efeito é tão pequeno, que você nem sentirá.”

Fonte:http://www.popsci.com/science/article/2011-03/biggest-full-moon-20-years-almost-certainly-wont-cause-huge-natural-disaster