sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sonda europeia fotografa dupla de vulcões em Marte

Montes ficam no hemisfério norte do planeta.
Imagens foram feitas pela nave Mars Express.

A agência espacial européia (ESA, na sigla em inglês) divulgou imagens de um par de vulcões na superfície de Marte. As fotos foram feitas pela sonda Mars Express e mostram uma área castigada por meteoros e repleta de crateras.

vulcoesmarte4

Vulcão Ceraunius Tholus e a cratera no topo com 25 km de extensão. (Foto: FU Berlin / DLR / ESA)

O maior deles, conhecido como Ceraunius Tholus, tem 130 quilômetros de extensão na base e 5.000 metros de altura. A cratera no cume tem 25 quilômetros de diâmetro. Já o vulcão vizinho, chamado Uranius Tholus, tem 62 quilômetros de comprimento e 4.500 metros da base ao topo.

A região fica no hemisfério norte do planeta. As imagens foram geradas a partir de três voltas da sonda ao redor de Marte, feitas entre 25 de novembro de 2004 e 22 de junho de 2006. A cada passagem, a sonda coletava dados diferentes que foram reunidos nas fotos divulgadas pela ESA nesta sexta-feira (1º) pela primeira vez.

Uma das fotos apresenta uma nuvem cortada ao meio - observada durante a segunda órbita da sonda, mas que já havia desaparecido na terceira viagem da Mars Express ao redor do planeta.

O maior vulcão de Marte é o Monte Olimpo, com 25 mil metros de altura e 624 quilômetros de extensão na base – tamanho equivalente ao estado de Arizona, nos Estados Unidos. Essa formação rochosa no planeta vermelho é também a maior montanha do Sistema Solar e é quase três vezes superior aos 8.849 metros do Everest, maior elevação na Terra.

vulcoesmarte2

Fonte: g1.globo.com/ciencia-e-saude/