segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pesquisadores esperam estudar rochas mais antigas em Marte

Opportunity chegou à cratera Endeavour em Marte

!cid_image001_jpg@01CC5B67

!cid_image002_jpg@01CC5B67

Imagens geradas pelo Opportunity em 10 de agosto,

O robô explorador Opportunity chegou até a cratera de impacto marciana Endeavour no último dia 10 após uma viagem de quase três anos. O Opportunity alcançou o destino programado pelos cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) após percorrer 21 km desde a cratera Victoria, onde fazia a prospecção do terreno. "A NASA continua escrevendo importantes capítulos na história da prospecção com descobrimentos em Marte e viaja para uma grande variedade de novos destinos", disse o diretor Charles Bolden, em comunicado.
O robô, que tem o tamanho de um carrinho de golfe, transmitiu em 09 de agosto sua chegada ao ponto conhecido como Spirit Point, na beira da cratera. O Opportunity prestou homenagem ao outro robô da NASA, o
Spirit, que por causa de um defeito teve sua missão encerrada em maio.
O diretor ressaltou que as descobertas e os dados enviados pelo robô marciano terão um "papel-chave" em uma possível futura missão tripulada ao planeta vermelho. A cratera Endeavour, com 22 km de diâmetro, é 25 vezes maior que a Victoria e os cientistas esperam ver rochas muito mais antigas que as até agora observadas durante seus sete anos de missão em Marte.
"Vamos ter em breve a oportunidade de ver mostras de um tipo de rochas que o robô não tinha visto ainda", indicou Matthew Golombek, membro da equipe científica desta missão, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA em Pasadena (Califórnia).
Segundo explicou, os minerais de argila se formam em condições de umidade que, de acordo com os dados enviados pelo Opportunity, "podem dar mais detalhes sobre um entorno potencialmente habitável que parece ter sido muito diferente das rochas já encontradas". A agência espacial lançou os robôs gêmeos Spirit e Opportunity no verão de 2003, com o objetivo de percorrer o planeta vermelho em dois pontos opostos.

Fonte: Portal UFO