terça-feira, 8 de novembro de 2011

Formação com oito agroglifos surgiu em Ipuaçu no domingo

Nova ocorrência em Santa Catarina surpreende até os mais céticos

Por Paulo R. Poian – 08/11/2011

Logo após o início do surgimento de misteriosas figuras em campos catarinenses a partir de 31 de outubro [Veja matérias exclusivas relacionadas ao final da postagem], ao entardecer do domingo (06) uma literal "formação" de agroglifos foi encontrada em Ipuaçu, noroeste de Santa Catarina, novamente em plantações de trigo. Desta vez, são oito figuras simultâneas e surpreenderiam pelo tamanho - algo em torno de 50 m de extensão total, à confirmar.
Os agroglifos já apareceram em Ipuaçu em três anos anteriores (
2008, 2009 e 2010).
O arquiteto e consultor da Revista UFO Antonio Fontenele, ao ficar sabendo da notícia na manhã desta segunda-feira, contatou um conhecido que mora na cidade, o Tchello (Twitter: @__TcHeLLo__), que atendeu imediatamente a solicitação e encaminhou algumas das fotos batidas no local. Ele comentou que "parecem um cálice", talvez do chão ao topo do trigal.
Tchello acrescentou que havia um avião sobrevoando a região, possivelmente obtendo imagens aéreas. Outra fonte de Ipuaçu, Jorge Dalzot, relatou que a cidade está apreensiva porque o fenômeno desta vez superou todas as expectativas. A prefeitura vai fazer fotos aéreas e receberemos as imagens. Dalzot acompanhou todos os agroglifos anteriores na região e está estupefato com estes novos casos.

Mais dois
Há outra notícia narrando a descoberta de mais duas figuras nesta segunda-feira nas proximidades e já confirmada pela prefeitura do município, o que aumenta para 10 os agroglifos - em menos de 24 horas - em Ipuaçu.
"Eu recebi agora a pouco, através do colaborador Tchello, de Ipuaçu, um arquivo .PDF que foi enviado por um colega dele, que esteve hoje a tarde na localidade. Esse homem tirou medidas e fez um desenho que eu reproduzi esquematicamente no AutoCAD [Figura abaixo]. De acordo com o desenho - quatro desses círculos representados, sendo que o maior teria diâmetro de 4,2 m - estariam ligados por três retas iguais de 11,3 m ao círculo maior. A largura das retas não foi informada, só o comprimento", informou Fontenele.

Representação de quatro dos 10 círculos, que estariam ligados entre si

Representação de quatro dos 10 círculos, que estariam ligados entre si.

"Se este desenho for realmente o que está lá, trata-se de um agroglifo tão significante quanto a "seta" de 2009 e os crop circles ingleses", opinou ele.

Um dos agroglifos da formação com 10 figuras surgidas no dia 06 de novembro

Um dos agroglifos da formação com 10 figuras surgida no dia 06 de novembro.

Fonte: http://www.ufo.com.br