sexta-feira, 22 de junho de 2012

Num ato inédito, Aeronáutica do Chile lança site com material sobre UFOs

Atitude pioneira demonstra como é possível fazer Ufologia Militar e Oficial de forma pública

Tradução e adaptação: Paulo Poian

Página oficial de um órgão igualmente oficial de pesquisa ufológica

A Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) do Chile, através do Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), lançou nesta quarta-feira sua página na Internet, onde apresenta casos, vídeos e estudos que demonstram a existência e realidade dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs), tanto em território chileno como no mundo.
A cerimônia contou com a presença da destacada jornalista, escritora e pesquisadora norte-americana Leslie Kean
experiente neste tipo de fenômeno. Ela destacou que a iniciativa da DGAC é pioneira no mundo, já que não nega a existência dos UFOs e trabalha unida a várias organizações na investigação dos mesmos, além de tornar públicas as informações em prol da cidadania.
O CEFAA vem trabalhando desde 1997 devido a reiterada ocorrência destes fenômenos em aeroportos, os avistamentos protagonizados por pilotos e outros profissionais. Assim, e em conjunto com a Força Aérea Chilena (
FACH), pesquisadores privados e internos, pessoal da Polícia de Investigação (PDI), universidades, cientistas e civis conseguiram estabelecer que, pelo menos até o momento, existem 24 casos que entram na categoria de inexplicáveis. Portanto, sua missão é reunir informação, estudar todos os antecedentes relevantes e contribuir, deste modo, à segurança das operações aéreas.
Instrui os pilotos para que saibam como reagir frente a ocorrência de um destes fenômenos. "O Fenômeno UFO é real", sustentou o diretor do CEFAA, general Ricardo Bermúdez, "e é algo que ocorre a nível mundial". Por isso, outro dos interesses deste organismo é fazer pública a existência destes fatos.
Com relação à convidada para esta ocasião, Bermúdez disse que "Leslie Kean está aqui porque ela mesma manifestou ter ficado impressionada por este ser o único país que vem conseguindo aglutinar um grupo de cientistas das principais universidades chilenas, mais as ordens de segurança pública e distintos especialistas da DGAC no estudo deste fenômeno, e que o Chile está liderando no mundo as investigações deste tipo".
A página do Comitê em
www.cefaa.gob.cl está operando desde às 08h30 desta manhã de quinta-feira (21).