terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rosetta envia primeiras imagens da órbita do cometa

Cometa 67P

Madrid, 06/08/2014

   Depois de viajar mais de dez anos, a sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), encontrou-se nesta quarta-feira com o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko, que o visitará em novembro. Enquanto isso, ela já enviou as primeiras imagens da rocha .

   Conforme explicou a ESA, as fotografias tiradas a uma distância de 285 quilômetros acima da superfície do cometa 67P, superou todas as fotos tiradas em missões espaciais anteriores, em superfícies de cometas."

   Na foto você pode ver claramente, encostas íngremes, penhascos e estruturas rochosas afiadas, poços e proeminentes planícies suaves. "É incrível as variações desta superfície", observou o investigador do sistema de imagem OSIRIS, na Rosetta, Holger Sierks.

   "Nunca vimos nada parecido com isso antes, com grandes detalhes. Hoje, estamos abrindo um novo capítulo da missão Rosetta e sabemos que vai revolucionar a ciência do cometa", acrescentou.

   Ao longo deste mês, líderes da missão, irão começar a selecionar os melhores lugares, para que a sonda da Rosetta, Philae, aterrise dentro de três meses. Neste sentido, os cientistas observaram que a pesquisa não é apenas um lugar simples, mas também interessante para a investigação.

Fonte: http://www.europapress.es/ciencia