segunda-feira, 9 de maio de 2016

Vida só na Terra é mais improvável que ganhar na MegaSena segundo estudo científico


Um estudo dirigido pelo professor de física e astronomia da Universidade de Rochester, Nova York, Adam Frank, mostrou que a probabilidade de o nosso planeta Terra ser a primeira civilização a existir em todo o Universó é inferior a 1 em 10.000.000.000.000.000.000.
É um número tão grande e uma probabilidade tão pequena de não haver e nem ter havido vida em outros planetas que isto significa que é mais fácil você ganhar na MegaSena milhares de vezes do que a Terra ser o primeiro e único planeta habitado por vida no Universo.
Mas o respeitado astrofísico Adam Frank ainda foi mais longe em sua análise estatística sobre a vida no Universo, segundo o estudo dirigido por ele, a Terra está num momento histórico do desenvolvimento do Universo em que a probabilidade de que antes do surgimento da vida na Terra já tenham havido muitos outros planetas habitados de vida no universo também é gigantesca, já que o Universo conhecido por nós não é mais uma criança, ele já está muito bem desenvolvido com muitos bilhões de anos de existência.
Isto significa, segundo o mesmo estudo, que outras civilizações de vida inteligente existiram e já se extinguiram em outros planetas antes que a vida tivesse tomado conta do nosso planeta Terra.
Para chegar a estas conclusões o estudo levou em consideração os dados levantados pelo Satélite Telescópio Kepler, mostrando que 20% dos planetas já identificados que estão em regiões habitadas em seus sistemas solares contém água, ainda hoje um dos elementos aceitos pelos cientistas que sem o qual não existe a possibilidade de vida.
Levando em conta estes dados científicos levantados pelo Satélite Telescópio Kepler e a informações científicas que temos sobre o nosso sistema solar, o estudo calculou que a probabilidade haja ou já houveram pelo menos 1.000 planetas habitados com civilizações inteligentes somente na nossa galáxia.

Agora se levarmos em consideração que há bilhões de galáxias visíveis aqui da Terra e que mesmo que não possamos enxergar há bilhões e bilhões de outras galáxias após aquele espaço onde não conseguimos enxergar, isto significa que há ou houveram alguns milhões de planetas habitados com civilizações em todo o Universo.
É interessante falarmos deste estudo neste momento, sim ele foi divulgado neste momento, pois esta semana um objeto encontrado discoidal encontrado no fundo do Mar Báltico Norte agitou a comunidade científica internacional, o tal objeto teria um formato parecido com o da nave Millenium Falcon do filme Star Wars e mede 35 metros de diâmetro.
A tal nave foi descoberta pela mesma empresa de exploração marítima que recuperou tesouros submersos como os do navio Titanic.
Muitos dizem que tal descoberta é apenas um golpe para incentivar o turismo para a região é para a empresa levantar algumas centenas de milhõntes de dólares para exploração científica do fundo do mar.
E você, o que acha de tudo isto?

Créditos: Richard Lima