quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Floresta em Marte

Por Mirko Elviro
A possibilidade da existência formas de vida em outros planetas tem encantado os homens. Mas só em tempos recentes os bastantes meios com os quais nós podemos explorar os corpos celestes em uma forma científica, ficaram disponíveis. Inúmeras sondas foram lançadas em direção a planetas pertencentes ao nosso sistema solar, para estudar as suas características e para se compreender toda e qualquer forma de vida que podem ter desenvolvido sobre eles. Entre os planetas, Marte é ainda o planeta mais estudado, tanto pela proximidade com a Terra, e principalmente porque é o mais semelhante a ela e talvez ele é capaz de receber qualquer tipo de organismo vivo.
Há uma opinião partilhada entre os cientistas por que agora diz que se nós vamos encontrar vida em Marte, ela certamente não terá uma etapa evolutiva mais elevada do que a de uma bactéria. É uma opinião que se tornou um dogma com o passar do tempo, apoiado, mesmo na presença de documentos fotográficos, ainda sem explicação, que poderia invalidá-lo.
É o caso de uma fotografia tomada pelo MOC (Mars Orbiter Camera), um satélite para mapeamento fotográfico de Marte que, a uma latitude de -82,02 °, longitude 284,38 ° (próximo ao pólo sul marciano) tenha filmado algo totalmente incrível, mas ainda negligenciada : É um tipo de vegetação em Marte.
A fotografia é a número M08-04688.

marstrees

Detalhe da fotografia M08-04688 MOC tomadas por satélite que mostra a superfície Marte.

Como se pode ver na imagem, formas muito semelhante às grandes árvores (com ramificações) pelo visto acima são visíveis.
Por exemplo, vamos comparar com a foto do MOC com esta outra fotografia, que retrata uma árvore terrestre: há realmente muitas semelhanças.

 etree 

etree2

Para concluir, uma "tira" tomada pelo MOC, que mostra plantas se tornando mais e mais espessas, e na verdade, criando uma floresta. Um fenômeno geológico vagamente semelhante a isto não existe absolutamente.

moc1

Como se pode ver na imagem, formas muito semelhante às grandes árvores (com ramificações) pelo visto acima são visíveis.
Por exemplo, vamos comparar com a foto do MOC com esta outra fotografia, que retrata uma árvore terrestre: há realmente muitas semelhanças.

Para concluir, uma "tira" tomada pelo MOC, que mostra plantas se tornando mais e mais espessas, e na verdade, criando uma floresta. Um fenômeno geológico vagamente semelhante a isto não existe absolutamente.

Mas então, qual é a explicação? A mais simples explicação é que algumas formas vegetais de vida (talvez remontando aos tempos em que água foi abundante em Marte) continuam a crescer em todo o planeta, provavelmente afundando suas raízes em uma camada de água congelada parcialmente e capazes de suportar fortes variações de temperatura.
No que diz respeito à sua dimensão, as maiores árvores visíveis na imagem tem um diâmetro de cerca de 1 km. Evidentemente que pode parecer muito, se é comparado com uma árvore terrestre. Mas se tivermos em conta que:
1. Atmosfera é mais rarefeita do que a terrestre.
2. Gravidade é apenas um terço do nosso planeta.
3. Provavelmente não há parasitas que pode anexá-las.
4. Ela é uma espécie exótica, certamente desconhecida para nós, com um metabolismo diferente. 
Então suas enormes dimensões tornam-se mais aceitáveis. Continuando na foto, podemos ver também mais "dimensões normais" de árvores.
Infelizmente, nenhum cientista estudou profundamente este documento, porque a "ciência oficial" diz que não podemos encontrar árvores lá. Mas a "floresta marciana” continuar a crescer independentemente.
Link para a foto oficial MOC:
http://ida.wr.usgs.gov/html/m08046/m0804688.html

Esta não é a única evidência de vida vegetal sobre o planeta vermelho, como mostram as imagens captadas pelo MOC, existe aquilo que poderia ser cultivado entre os pincéis das dunas.

mars spots

Vamos compará-lo com esta fotografia por satélite mostrando uma área do deserto da Austrália:

australia

Nesta imagem da superfície marciana, podemos observar que é semelhante a uma árvore visto de cima:

mtrees

Aqui vemos o que realmente parece ser um lago (foto MOC m0901354, 2.75m/pixel):

marslake

Também neste caso (MOC m0902042):

marslake2

A foto seguinte foi adquirida pela sonda Opportunity em 19 de dezembro de 2004 e ela não necessita de comentários (para a direita, há uma ampliação da caixa amarela).

marsw

Aqui temos duas outras imagens que mostram o significativo crescimento da vegetação sobre o planeta vermelho (MOC m1001442):

marsbush1

marsbush2

Há que referir que, infelizmente, a Mars Global Surveyor tem uma câmera (MOC), que mostra apenas o vermelho e o azul, mas não o verde. É provavelmente a única câmera que tenha sido construída com esse recurso, e eu deixo a sua imaginação no que pode ser a razão para esta escolha tecnológica ....
Nota Final: provavelmente nem todas as pessoas sabem que certa quantidade de metano foi encontrado na atmosfera marciana (foi detectado pela Mars Express, através da NASA Infrared Telescope Facility, no Havaí, pelo observatório internacional Gemini Sul, no Chile, pela Mars Express Planetary Fourier Espectrómetro (PFS) etc ..).
O metano não é uma molécula estável na atmosfera, ele desaparece depois de algumas centenas de anos. Então, se ainda é muito presente, ele deve ser regenerado de alguma forma. Duas são as possibilidades: ou atividade vulcânica ou produção bacteriana.
Existe também uma terceira hipóteses: o metano pode ser gerado pelo impacto de um cometa em Marte, mas ninguém encontrou qualquer sinal de colisão recente na superfície, e mesmo assim ela não poderia ter produzido efeitos mais duradouros.
É difícil apoiar a primeira hipótese, porque a TES sobre Mars Global Surveyor e Mars Odyssey sobre o Themis (sensores térmicos com resolução de 100 metros) nunca detectou qualquer atividade vulcânica em Marte.
Depois, a segunda hipótese que é o mais provável, que parece haver algum tipo de atividade biológica em Marte.
Nota: atualmente existe a real possibilidade de se observar as florestas e lagos em cores e com grande detalhe, a prova é a fotografia tirada da órbita da Mars Reconnaissance Orbiter que mostra perfeitamente a sonda Opportunity na superfície do planeta vermelho, e mesmo as faixas que as suas rodas deixaram sobre a areia. Nesse ponto, surge uma pergunta: Poderemos esperar que a NASA tire fotos das zonas mais interessantes, e finalmente, resolver alguns mistérios?

PIA08816detail

Fonte: Bibiana Bryson