terça-feira, 22 de abril de 2008

Nasa pretende construir bases na Lua para permanência de seis meses

 

Nasa pretende construir bases na Lua para permanência de seis meses

da France Presse, em Miami

A Nasa (agência espacial norte-americana) pretende construir na Lua instalações que permitam aos astronautas estadas de até seis meses no espaço, como parte do plano de retorno ao satélite natural da Terra antes de 2020. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) por Carl Walz, um dos diretores da área de missões de exploração da agência.

"Necessitamos estabelecer períodos mais extensos de presença na Lua, de até seis meses, como fazemos atualmente na ISS (Estação Espacial Internacional)", disse Walz.

"Posso antecipar que construiremos algo similar ao que estamos fazendo na ISS, mas com um conceito diferente: vamos desenvolver sistemas de transporte, vamos viver na Lua, trabalhar na Lua, construir infra-estruturas e utilizar recursos da Lua", explicou.

As prioridades futuras da Nasa são completar a construção da ISS, dar segurança aos vôos dos ônibus espaciais até 2010, regressar à Lua antes de 2020 e estender a presença humana no Sistema Solar e mais além, disse Walz, durante o Fórum "Futuro da Nasa", na Universidade de Miami.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u393577.shtml