quinta-feira, 15 de maio de 2008

Luzes invisíveis no céu

 

Embora encontramos relatos de avistamentos de objetos voadores não-identificados desde a antiguidade, os casos mais impressionantes são aqueles que passam despercebidos diante de nossos olhos.
O que ocorre é que a visão humana consegue captar apenas uma parte minúscula do espectro eletromagnético, essa faixa de luz visível se inicia em 400 Terahertz e vai até 750 Terahertz, e compreende todas as cores e nuances que conhecemos. Logo abaixo da faixa visível está a faixa de luz Infravermelha, muito usada em controles remotos, e logo acima da faixa visível se inicia a frequência de luz Ultravioleta..


Para nossa infelicidade, o espetáculo parece acontecer nas frequências acima da luz visível, no Extremo Ultravioleta, Raios-X e Raios Gama.
Este é um mapeamento do céu criado através de um telescópio sensível à Raios Gama. A zona central concentra emissões provenientes da nossa Via-Láctea; os círculos mostram emissões oriundas de supernovas, labaredas solares, estrelas de neutrons, buracos negros e galáxias ativas. Os triângulos são detecções de emissores não-identificados.


Outro fato interessante é que diáriamente se detecta uma ou duas explosões de Raios Gama em alguma região do universo, e essas explosões são as mais luminosas que existem no cosmos, podendo liberar em poucos segundos energia centenas de vezes maior do que em uma explosão de supernova. A origem desse fenômeno de magnitude extraordinária permanece sem explicação.
Mas os acontecimentos não são novos, é que só agora dispomos de instrumentos que possibilitam investigá-los. Se você pudésse observar com visão de Raio-X, o céu lhe pareceria bem mais agitado do que conhecemos.
Estas são imagens divulgadas pela NASA, obtidas com telescópio de Raio-X. Estão em 4 tempos, e mostram alguns feixes de luz cruzando o céu em alta velocidade.
(clique para ampliar)


Note que esses objetos não podem ser meteoritos ou cometas, pois estão sendo captados por instrumentos sensíveis à Raios-X, ou seja, emissões que estão além até mesmo dos Raios Ultravioleta emitidos pelo Sol.
Nesses links você pode baixar os clipes do site da NASA no formato '.mov':

http://photojournal.jpl.nasa.gov/animation/PIA07251

http://photojournal.jpl.nasa.gov/animation/PIA07250

http://photojournal.jpl.nasa.gov/animation/PIA07249

É surpreendente.

Fonte: Greice Raia - Ufo Portugal