terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Grande Cratera Endeavour em Marte

276781main_crater-label-516

A equipe operacional da NASA Mars Exploração Rover Opportunity optou pela direção sudeste para o andador para a próxima jornada estendida, em direção a uma cratera de mais de 20 vezes mais amplo que "Cratera Victoria." A exploração da Cratera Victoria terminou em 28/08/2008 após quase um ano investigando o seu interior.
A cratera para o sudeste é de cerca de 22 km (13,7 milhas) de diâmetro e cerca de 300 metros (1000 pés) de profundidade, expondo uma pilha de espessas camadas de rocha do que os examinados no Cratera Victoria.
A equipe andador informalmente chamada, da maior cratera "Endeavor", enfatiza que o Opportunity pode muito bem nunca chegar até o seu objetivo. O andador já opera mais de 18 vezes superior ao inicialmente previsto, e a distância para a grande cratera, cerca de 12 km (7 milhas) coincide com a distância total que o Opportunity tem impulsionado desde o desembarque que teve no início de 2004. Espera-se que a direção sudeste do Oportunidade, possa assumir posições, perto das camadas de rochas mais jovens do que se tem visto anteriormente, e que permitam o acesso aos rochedos sobre a planície, que foram jogados por longas distâncias por impactos, e que estão mais distantes das crateras.
A cratera que Opportunity domina vai em direção a esta unidade, a partir da perspectiva orbital Emissão Termal Imaging System (THEMIS) câmara na Mars Odyssey Orbiter da NASA. A Cratera Victoria é o mais proeminente círculo próximo ao canto superior esquerdo da imagem. Esta visão é um mosaico de cerca de 50 imagens tiradas por Themis.

Crédito da imagem: NASA / JPL / ASU
Full resolution (1.9 Kb - no labels) Resolução total (1,9 Kb - sem rótulos)

Fonte: NASA

Versão Traduzida: Marcos Ancillotti