domingo, 2 de novembro de 2008

Explosão no céu de Santo Hipólito, Minas Gerais, deixa moradores assustados

O clarão aconteceu na noite de 25 de outubro

Na noite de sábado, 25 de outubro, os moradores de Santo Hipólito, Minas Gerais, viram algo muito estranho no céu. Na cidade com pouco mais de 3.000 moradores não se fala em outra coisa desde que um objeto luminoso surgiu inesperadamente. Segundo Edmilson de Souza, uma explosão fez as portas de sua casa tremer “os meninos ficaram todos assustados e correram para dentro de casa”. Cerca de 150 pessoas que estavam em uma casa de show, de acordo com o relato de Flávio Luciano dos Santos, testemunharam o fenômeno no céu e entraram em pânico, “a luz desceu e todos ficaram olhando, uns queriam filmar, mas não tinha como. As pessoas ficaram chocadas, pois não sabiam o que era”, declarou.
Segundo o sargento da Polícia Militar Marco Carvalho a primeira hipótese era que se tratava de um avião, mas os controladores da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) descartaram essa possibilidade, alegando que nenhuma nave saiu de sua rota. No domingo, cerca de 50 militares realizaram uma varredura na região, inclusive com o uso de um helicóptero, mas não encontraram nenhum vestígio que pudesse esclarecer o caso. Mesmo assim, o fenômeno não deixou de alimentar a imaginação da comunidade. Em cada esquina eram apresentadas suspeitas e detalhes diferentes do fato. "Eu vi a bola de fogo, mas não ouvi a explosão", disse o fazendeiro Hilton dos Santos. "Eu não vi o clarão, mas senti que minha casa tremeu. Pareceu um terremoto", contou Augusto Silva. A comerciante Adriana Melo achou que a temperatura subiu. "A cidade é bem quente, mas, depois de sábado, o calor aumentou. Deve ter sido por causa do objeto voador". O fenômeno também foi visto de Esplendor, no Vale do Rio Doce. João Monteiro estava em um bar com a esposa quando viu uma bola de fogo. “Era um objeto descendo do céu com uma luz própria muito forte, parece que ele desceu e colidiu com a terra em algum ponto e abriu um clarão muito grande” declarou.
De acordo com o astrônomo Renato Las Casas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a principal hipótese é que a bola de fogo seja realmente um meteoro. Las Casas disse que o físico Roberto Nogueira, também da UFMG, viu o fenômeno de Belo Horizonte e o descreveu como uma bola verde, muito grande, e que teria cruzado o céu às 23h34, do último sábado. Para o ufólogo Inajar Antonio Kurowski, da Equipe UFO, o fenômeno foi um Bólido, conhecido também bola de fogo, “esse um termo utilizado para um meteoro muito luminoso, geralmente mais brilhante de que magnitude -3 ou -4, ou seja, que apresenta a mesma proporção do planeta Vênus ou então maior e, que termina sua trajetória no céu explodindo em um luminoso flash terminal, freqüentemente com fragmentação visível”. Segundo o ufólogo Ricardo Varela, a maioria dos meteoritos que vagam pelo espaço se desintegra ao entrar na atmosfera, no entanto, estima-se que cerca de 500 meteoritos de diversos tamanhos consigam atingir a superfície terrestre.

Fonte: Portal UFO