terça-feira, 7 de junho de 2011

Luas como a da Terra poderiam ser mais comuns do que se pensava

Por Jason Palmer

Repórter da ciência e da tecnologia

Earth-like planet as seen from rocky moon artwork

As interações que formam luas relativamente grandes como a nossa eram, consideradas raras.

Cerca de 10 planetas rochosos ao redor de estrelas como o nosso Sol, podem hospedar uma lua proporcionalmente tão grande quanto a da Terra, dizem os pesquisadores.

A nossa Lua é desproporcionalmente grande, mais de um quarto do diâmetro da Terra, uma situação que se pensava ser rara.

Usando simulações computadorizadas da formação do planeta, os investigadores têm mostrado agora que os grandiosos impactos que resultou em nossa Lua, pode ser de fato comum.

O resultado também pode ajudar a identificar outros planetas que são hospitaleiros à vida.

Um relatório descrevendo os resultados será publicado em Icarus.

No ano passado, pesquisadores da Universidade de Zurique, do Instituto de Física Teórica, na Suíça e Morishima Ryuja do Laboratório para Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, empreenderam uma série de simulações  para observar os planetas que se formam na forma de gases e pedaços menores de rocha, chamados planetesimais.

Nossa própria lua,  poderia ter ser sido formada no início da história da Terra, quando um planeta do tamanho de Marte se chocou com a Terra, resultando em um disco de material fundido que rodeia a Terra, e que depois de algum tempo, se uniu para formar a Lua como a conhecemos.

A equipe usou os resultados de seu estudo inicial, simulando a entrada de mais um "N-corpo"  para descobrir a probabilidade de que a escala de um impacto de grandes eventos,  poderiam formar grandes satélites da mesma forma.

Os resultados mostraram que há cerca de uma chance em 12 de gerar um sistema composto por um planeta, que seja mais da metade da massa da Terra e uma lua, com mais da metade da nossa Lua (tendo em conta os erros na simulação, a gama completa de probabilidades foi de um em 45 e um em cada quatro).

Estabilizar influência

Sebastian Elser da Universidade de Zurique disse que as novas estimativas para a probabilidade de satélites de grande porte como a lua, poderiam informar a existência de planetas extrasolares.

Essas grandes luas podem confundir as medidas dos planetas, e sabendo que os satélites de grande porte podem ser comuns, poderia fazer as medições mais fáceis.

Moon formation artwork

O impacto cataclísmico que resultou na Lua ainda apresenta uma série de mistérios computacionais

Além disso, a nossa Lua tem servido para estabilizar a inclinação do eixo da Terra, ou a sua obliquidade, que poderia ter variado drasticamente em escalas de tempo relativamente curto. Que por sua vez causaria mudanças drásticas na forma de calor, devido ao Sol, distribuído em todo o planeta.

Assim, pode-se dizer que a presença da Lua fez um ambiente mais estável em que a vida possa evoluir, disse o Sr. Elser.

"Verificando a possibilidade de uma lua com obliqüidade estabilizadora, é uma coisa boa se você está tentando descobrir quantos mundos habitáveis ​​estão lá fora, na galáxia", disse à BBC News. "Mas não é certamente o único, e não o mais importante."

Eiichiro Kokubo é um especialista em formação do planeta, que tem publicado extensamente sobre a mecânica por trás do desenvolvimento de ambos os planetas do nosso Sistema Solar e da lua.

Ele chamou o resultado de uma "estimativa interessante", mas alertou que há vários parâmetros como-ainda desconhecidos ", que afetam grandemente a formação e evolução lunar e, portanto, a probabilidade de hospedar uma grande lua".

Ele disse à BBC que, por exemplo, ainda é impossível colocar números para os efeitos da primeira etapa de um planeta antes do impacto, ou como o disco de material é formado e evolui depois.

"Eu acho que devemos assumir o papel, através de um cálculo, julgando com base no que sabemos sobre a formação de planetas terrestres e hoje luas", disse ele.

Fonte: BBC