sábado, 26 de abril de 2014

Curiosity registra asteroides direto de Marte

Os asteroides Ceres e Vesta foram captados pela câmera do robô da Nasa; é a 1ª vez que este tipo de corpo é avistado a partir do Planeta Vermelho

Asteroides registrados pelo Curiosity são o destino da missão Dawn, da Nasa / Foto: Nasa

Uma nova imagem registrada pelo robô Curiosity, da Nasa (Agência Espacial Americana), mostra dois asteroides vistos da superfície de Marte: Ceres e Vesta. É a primeira vez que este tipo de corpo celeste é avistado a partir do Planeta Vermelho.

Os asteroides – maior e terceiro maior corpos no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter – são o destino da missão Dawn da Nasa, que orbitou em Vesta durante 2011 e 2012, e orbitará em Ceres no próximo ano. Além de ser um asteroide, Ceres é também um planeta-anão.

“Esta imagem era parte de um experimento para checar a opacidade da atmosfera de Marte durante à noite no local onde está o Curiosity, que apresenta nuvens de água congelada e neblina nesta estação”, disse Mark Lemmon, um dos operadores da câmera do robô. “As duas luas de Marte foram os principais alvos naquela noite (em que a imagem foi registrada), mas nós fotografamos numa hora em que uma das luas estava perto de Ceres e Vesta no céu”, explicou.

Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticia